Loja

O que é uma bicicleta elétrica?

Também conhecida como Bicicleta Elétrica, Bicicleta Híbrida ou mesmo E-Bike ou eBike pedelec (Pedal Electric Cycles), uma bicicleta eléctrica é de acordo com a Diretiva da União Europeia 2002/24, uma bicicleta que através de sensores apoia o esforço do ciclista somente quando ele está pedalando – Ciclos assistidos por pedal equipados com um motor eléctrico auxiliar com uma potência nominal máxima contínua de 250 W, cuja potência é progressivamente reduzida e finalmente interrompida quando a velocidade do veículo atinge os 25 km/h ou antes, se o condutor deixar de pedalar.

Tais bicicletas eléctricas não estão sujeitas a registo, tributação, carta de condução e seguro e são tratadas como bicicletas comuns. Em Portugal, ao contrário das bicicletas manuais, nas eléctricas é obrigatório o uso de capacetes.

Qual é o alcance de uma bicicleta elétrica?

O alcance da bateria depende de muitas variáveis:

  • capacidade da bateria;
  • manuseio da bicicleta e o modo como ela é usada;
  • peso da carga;
  • terreno;
  • tipo de pneus e a sua pressão;
  • suspensão e  resistência causada por componentes;
  • engrenagem e motor.

Além disso, quanto mais intensiva for a assistência, menor será o alcance exibido no seu computador de bordo. O intervalo é calculado numa base contínua, o que significa que podem ocorrer flutuações sem que seja uma falha da bateria.

O alcance também diminui ao longo da vida útil de uma bateria.

A bateria recarrega enquanto eu pedalo a minha bicicleta elétrica?

A maioria das bicicletas eléctricas não, mas pode preservar a energia da bateria pedalando.

A tecnologia adiciona peso, componentes mais caros e o benefício é muito insignificante, considerando as distâncias de paragem das bicicletas e a potência perdida no sistema.

Basicamente, você tem que se esforçar mais para carregar a bateria o suficiente para impulsionar a bicicleta 15 Kms do que você teria que levar 15 Kms sozinho. O carregamento de baterias de lítio também é complicado e os motores de regeneração em uso tendem a não gerar um suprimento de energia suficientemente estável.

Se você tiver descidas longas, a regeneração pode funcionar bem, mas raramente o suficiente para justificar o custo e a complexidade adicional.

Quais são os custos de funcionamento de uma bicicleta elétrica?

Além de carregar as baterias, não há outros custos operacionais significativos. Você deve realizar manutenção básica como faria com um ciclo normal de pedal, no entanto, as partes electrónicas das bicicletas são projetadas para serem livres de problemas e de manutenção.

Como faço para escolher a melhor bicicleta elétrica para mim?

Você tem que experimentar um par de e-bikes para saber qual o tipo que se adequa melhor a si. É muito improvável que encontre a melhor bicicleta eléctrica para si, sem testar algum passeio.

Obter o modelo certo é importante para o conforto e a segurança. Na nossa loja, temos vários modelos e a nossa equipe tem o conhecimento técnico para ajudá-lo.

Para reservar um passeio de teste, entre em contacto connosco diretamente – é gratuito.

O que devo fazer no caso de reclamações ou problemas técnicos com a minha bicicleta elétrica?

Se existirem problemas com os componentes mecânicos ou eléctricos na sua bicicleta elétrica dentro do período de garantia, entre em contacto connosco, processaremos a sua reclamação e cuidaremos das necessárias reparações e substituições.

Tours

Qual é a política de cancelamento?

Pode cancelar a sua reserva para um reembolso total com um mínimo de 24 horas de antecedência da sua hora de partida. Devido ao espaço limitado nos nossos passeios organizados, nenhum reembolso é possível dentro de 24 horas da partida da excursão.

Por favor, observe: Podemos reprogramar a sua reserva caso ocorram circunstâncias imprevistas. Isso será baseado de acordo com a disponibilidade.

E se chover?

Caso a excursão não ocorra devido a condições climatéricas desagradáveis, o valor total pago será reembolsado ou, mediante solicitação, uma nova data poderá ser selecionada, na qual você poderá participar no passeio. No cenário 2 (reprogramação), nenhum reembolso será concedido.

Preciso de reservar o passeio com antecedência?

Sim, por favor, reserve com antecedência, pois o espaço é limitado. Você pode reservar o seu passeio desejado na nossa página de reservas. Se você quiser participar num tour com partida nas próximas 24 horas, entre em contacto diretamente para saber se podemos encontrar um lugar para si.

A que horas devo chegar para o passeio? E se eu estiver atrasado?

Por favor, chegue pelo menos 15 minutos antes da partida do seu passeio, para que tenha tempo de assinar um formulário e estar equipado com bicicleta e capacete.

Os passeios começam prontamente na hora indicada. Nós não podemos esperar por ciclistas atrasados, pois isso afeta a experiência de outros ciclistas. Se está atrasado, por favor, tente ligar, pois podemos ajudá-lo a alcançar o grupo.

Devo dar uma gorjeta ao meu guia?

Embora não seja obrigatório, a gorjeta é apropriada e os nossos guias certamente apreciam isso por um trabalho bem feito! Como em outros sectores baseados em serviços, a gorjeta incentiva o excelente serviço que os nossos guias continuam a oferecer. Por favor, considere isso ao planear as suas necessidades monetárias no passeio.

Que tipo de bicicletas estão disponíveis?

As nossas bicicletas são confortáveis, são bicicletas com posturas de condução direitas, de cidade com 8 velocidades – perfeito para passeios pela cidade. Nós também oferecemos outros estilos com base na disponibilidade. Capacetes e cadeados estão incluídos. Veja a nossa página para mais detalhes.

E se eu não andar de bicicleta há muitos anos?

Os nossos passeios exigem habilidade básica de condução e condicionamento físico, o seu guia definirá um ritmo muito descontraído. Espere por um máximo de 15 a 20 minutos entre os intervalos. Fazemos todos os esforços para atender ao ciclista mais lento do grupo, mas tenha em mente que temos que tentar manter o nosso cronograma dentro do prazo. Paramos regularmente para obter informações, intervalos para ir ao banheiro e tirar fotos. O seu guia transmitirá toda a informação geral necessária para a sua segurança, e você pode chegar mais cedo para praticar nas nossas bicicletas e para ficar mais confortável antes da partida.

Observação: nos tours personalizados ou privados, se o seu grupo quiser viajar mais ou mais rápido, informe o líder do passeio e nós poderemos acelerar o ritmo!

Eu tenho que usar um capacete?

Sim! É a lei em Portugal para todos (adultos incluídos) usarem um capacete. A nossa loja irá fornecer um capacete com a sua bicicleta e você deve usá-lo enquanto andava. Você pode trazer o seu próprio se preferir.

O que eu devo trazer?

Calçado confortável (sapatos fechados) e roupas adequadas para andar de bicicletas. Chinelos de enfiar no dedo não são permitidos. Dinheiro ou cartões para qualquer lembranças que você gostaria de comprar no caminho. Podemos visitar galerias, mercados ou pequenas lojas onde você pode comprar algo.

Não esqueça da sua máquina fotográfica!

Posso levar meus filhos para um passeio?

A fim de atender às necessidades de crianças e adultos, pedimos que as famílias com crianças até 14 anos entrem em contacto connosco. Tenha em mente que oferecemos apenas passeios em bicicletas eléctricas. Se o seu filho for um experiente ciclista e tiver amadurecimento suficiente para passar o dia com um grupo de adultos, adoraríamos tê-lo connosco.

Em última análise, você conhece melhor a capacidade do seu filho.

Existe um número mínimo de passageiros necessários para a reserva?

Queremos ter certeza de que todos os que quiserem participar num passeio tenham a oportunidade, mas os nossos passeios organizados exigem no mínimo dois participantes. Você pode fazer a reserva individualmente, mas podemos entrar em contacto no caso raro de não termos outras reservas para ver se você deseja alterar as datas ou os tours.

Existe estacionamento disponível?

Há um estacionamento gratuito perto de nossa loja.

Alugueres

O que está incluído?

Ao alugar uma bicicleta eléctrica connosco, fornecemos um capacete e um cadeado.

Quando a reserva é superior a 1 dia, também fornecemos um carregador.

Todos os outros acessórios não estão incluídos no preço. Se você tiver um pedido especial, informe-nos e tentaremos acomodar as suas necessidades.

Leia esta Nota à cerca dos alugueres

Ao contrário dos passeios de bicicleta guiados, o aluguer (excepto onde indicado) não tem uma carrinha de apoio ou um guia. Isso significa que é sua responsabilidade chegar ao destino todos os dias, mesmo que você encontre mau tempo ou não sinta mais vontade de andar. Se você tiver problemas, contacte-nos e ajudaremos o máximo possível, seja enviando uma carrinha ao local ou aconselhando-o em opções de transporte público, como comboio, metro ou autocarro.

Você também deve ser capaz de reparar os seus próprios furos. (Se você não souber como, pergunte a um mecânico de bicicletas local).

No caso raro de avaria na bicicleta, podemos-lhe solicitar o uso de transporte público ou um táxi até um local ou cidade mais próximo, onde possa haver uma oficina de reparação que consiga resolver o problema.

Podemos disponibilizar uma bicicleta de substituição, mas pode ser apenas no final do dia ou no dia seguinte.